terça-feira, 29 de abril de 2008

SAP reduz preço de manutenção

O valor da manutenção de software é como uma vaga sagrada para os fornecedores de software corporativo. O valor mensal pago pela manutenção e suporte de cada licença de software – geralmente de 20% a 25% do valor anual da licença – dá a empresas como SAP e Oracle uma boa parte de resultados anuais. Alguns analistas estimam que a receita recorrente advinda da manutenção responde por cerca de 50% das vendas de muitos fornecedores de aplicativos.

“A manutenção é a parte mais rentável dos negócios”, diz Ray Wang, analista do Forrester Research. “Isso porque lá pelo quarto ou quinto ano de contrato, ele representará de 60% a 80% da rentabilidade daquele contrato”. Para os que estão do outro lado do balcão, a realidade econômica pode trazer alguma dor de cabeça.

Tipicamente, as empresas compram software corporativo a cada dez anos. A uma taxa anual de 20% a 25% do preço de manutenção da licença, ao final de cinco anos o software foi comprado novamente – e isso somente para manter o aplicativo, diz Wang. “Em dez anos, você comprou o aplicativo duas vezes e há poucas pessoas que podem nos dizer que obtiveram valor, por duas vezes o valor do software, ao longo de dez anos”.

Apesar disso, os fornecedores de softwares corporativos continuam relutantes em alterar qualquer parte deste acordo, que vem sendo mantido há décadas. Em janeiro deste ano, a SAP, sem muito alarde, anunciou que a partir de fevereiro, estaria colocando em prática sua oferta de suporte básico – o Basic Support – para os novos clientes (taxa de 17%, o que é uma barganha para muitas empresas).

Com o novo modelo, os clientes da provedora contam com serviços como: resolução de problemas, gerenciamento de qualidade, padrões SAP para de sua suíte de aplicativos, assim como transferência de conhecimento e ampliação contínua. Além disso, os clientes teriam acesso ao SAP Solution Manager (uma plataforma de suporte) e ao SAP Service Marketplace (uma plataforma que integra clientes, a companhia e parceiros de serviços).

Por outro lado, os novos clientes da SAP agora têm que comprar seu plano de suporte corporativo, a uma taxa de 22%. De acordo com Andy Kandzie, porta-voz da SAP, este plano é “a próxima geração de oferta de suporte e provê processos de gerenciamento de aplicativos e de qualidade integrados para todas as soluções utilizadas pelo cliente”.

O plano oferece mais serviços aos clientes da empresa, como: um pool de consultores de suporte disponível 24x7; uma versão aprimorada da plataforma Solution Manager; e uma nova metodologia, chamada Run SAP, para padronização de processos corporativos em SOA.

Quando a SAP fez estas alterações em suas licenças, no entanto, não houve um anúncio formal ou público da companhia sobre elas. “Esta provavelmente não foi uma das coisas sobre as quais a SAP queria fazer barulho. Geralmente, quando você reduz preços, não quer falar sobre isso”, analisa Wang.

mais em:
http://www.channelworld.com.br/tecnologia/2008/04/11/sap-reduz-preco-de-manutencao-para-novos-clientes/

Nenhum comentário: